domingo, 5 de dezembro de 2021

OS PAIS SÃO MODELOS PARA SEUS FILHOS!

 Exemplo - Melhor vídeo que já assistiu na vida! - YouTube

OS PAIS SÃO MODELOS PARA SEUS FILHOS - Venho, há muito tempo, mostrando a importância do preparo dos pais para serem pais. O vídeo mostra um aspecto do modelo e a cópia pelos filhos. A vida vai mostrar-lhes que certos comportamentos não se faz porque as pessoas com as quais irão se relacionar poderão rejeitá-los, puni-los e melhor ainda, ensiná-los com carinho e amor.

Há outros tipos e exemplos que acontecem dentro de uma casa que não são tão evidentes. 

Alguns exemplos: O tratamento dado um ao outro no casal, a sensibilidade aos sentimentos relacionados a dor e ou alegria do outro, o sucesso ou fracasso de um dos parceiros.

A maneira como trata o parceiro mais humildo, mais dependente, que tenha ideias diferentes a respeito de dinheiro,  comida, consideração com os pais e as pessoas em geral. .

Consideração com os pais é um dos aspectos aprendidos. Quantos parceiros, por vários motivos, se veem obrigados a rejeitar os pais e os filhos copiam, também sentem aversão e não aceitam o carinho, a conversa, a amizade. Muitos quando se casam podem repetir o comportamento, foram amados, cuidados e depois passam a "ouvir" o companheiro ou companheira, as ideias aprendidas são esquecidas e passam a gastar mais do que deve, não fazem controles, etc. porque um dos dois pais fez o mesmo. Renegou tudo que aprendeu e ao se casar muda os conceitos. Em vez de somar, adaptar, renegam.

A vida sexual do casal também influencia a da criança. Onde ela aprendeu isso? Parece absurdo, mas prendeu dentro de casa, na maioria das vezes. Esse tipo de exemplo vou explorar em um capítulo futuro.

A alimentação, seus cuidados, higiene, quantidade, modos e maneira no ato de comer e beber.

Vícios. Os vícios são muletas para nossa incapacidade em lidar com certos temas da vida.

Quando os pais observam bem como agem em todos os momentos e aspectos poderão passar modelos de comportamento que serão benéficos para o adulto que será um dia a sua criança.

Para finalisar falarei do livro que estou lendo atualmente - "LINGUAGEM CORPORAL" de Alan & Bárbara Pease. Eles ensinam etiquetas comportamentais baseadas em pesquisas científicas, assim nos convencem a ter  comportamentos mais adequados. Esse é um dos livros que recomendo: LEIA AO PENSAR EM TORNAR-SE PAIS,  e ler a dois é melhor ainda. (Quisera eu tê-lo lido antes de ter filhos, erraria menos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário