terça-feira, 13 de maio de 2014

Uma reflexão de Osho sobre a INTELIGÊNCIA!!!

A inteligência é um fenômeno natural; toda criança nasce inteligente. Mas muito poucas vivem de maneira inteligente e muito poucas morrem de maneira inteligente. Permanecem burras por toda a vida 99,9% das pessoas – e elas eram inteligentes no começo. Então, o que acontece? Elas nunca usam a inteligência. Quando elas eram pequenas crianças, confiaram nos pais e na orientação deles.
Em um mundo melhor, os pais, se eles realmente amarem os filhos, os ensinarão a confiar na própria inteligência, eles ajudarão os filhos a ser independentes tão rapidamente quanto possível e a se virarem sozinhos.
As crianças precisam confiar nos professores do ensino fundamental, depois nos professores do ensino médio e da universidade. Elas foram ensinadas durante um terço da vida a confiar em alguém e é assim que a inteligência delas foi impedida de funcionar.
Olhe para as crianças pequenas, como elas são inteligentes, como são vivas, cheia de energia e sempre prontas a aprender. E olhe para as pessoas mais velhas, obtusas, insípidas, sem disposição para aprender coisa nenhuma, apegando-se a tudo o que sabem, apegando-se ao conhecido, nunca dispostas a entrar em qualquer aventura.
Em mundo melhor, será dada às crianças a responsabilidade sobre si mesmas tão rapidamente quanto possível; todo o esforço dos pais deveria ser o de fazer os filhos usarem a própria inteligência. E todo o esforço, se a educação for correta – se ela for educação, e não deseducação -, será no sentido de fazer com que a criança sempre se volte outra vez para a sua própria inteligência, a fim de que ela possa funcionar, a fim de que a criança possa usá-la.
...
A confiança só é possível se primeiro tiver confiança em si mesmo. E isto deve começar por acontecer dentro você. Se não tiver confiança em si mesmo, então nunca será possível ter confiança em mais ninguém. E a sociedade corta a confiança pela raiz. Não permite que você confie em si mesmo. Ensina-lhe todo o tipo de confiança - confiança nos pais, confiança na igreja, confiança no Estado, confiança em deus, ad infinitum. Mas a confiança básica é completamente destruída. E depois qualquer outra confiança será uma impostura, estará destinada a ser uma impostura. E então qualquer outra confiança não passará de meras flores de plástico. Não há em si raízes verdadeiras que lhe permitam fazer nascer flores verdadeiras.
A sociedade faz isso deliberadamente, de propósito, porque uma pessoa que confia em si mesma é perigosa para a sociedade - uma sociedade que depende da escravidão, uma sociedade que investiu demasiadamente na escravidão. Uma pessoa que confia em si mesma é uma pessoa independente.
Esta sociedade depende da crença. Toda a sua estrutura assenta na auto-hipnose. Toda a sua estrutura se baseia na criação de robôs e de máquinas, não de homens. A sociedade precisa de pessoas dependentes.
Osho
Quando insisto em CURSOS DE FORMAÇÃO DE PAIS em todas as escolas, igrejas, associações, etc.a partir dos 15 anos, é sobre essa formação da inteligencia que leva o ser humano ser livre e auto-suficiente. Os jovens precisam aprender a ser pais porque ninguém nasce sabendo e as ciências relacionadas à psicologia tem trazido informações preciosas que todos, indistintamente, deveriam saber. Insisto - a psicologia esta presa nos consultórios e universidades; ela tem que sair às ruas, popularizar-se, democratizar-se!!!