quarta-feira, 4 de julho de 2012

HISTORIAS DA VIDA E NOVELAS

Novelas
Já assisti a muitas novelas. Lembro da Vitoria Bonelli, 1973, por ai.
Falava de uma esposa cujo marido era contraventor e ao perceber isso, recolheu-se em seus aposentos, deixando seus filhos usufruírem das vantagens.
Numa festa, em sua casa e que não participava, seu marido sofreu um infarto fulminante.
Eles ficaram pobres. Sem casa e sem dinheiro.
Ela domina a situação e põe seus filhos a trabalhar e SEREM HONESTOS. Sofrem muito e ela firme em seu propósito de que seus filhos não copiem o modelo do pai.
Maravilhosos exemplos acontecem no decorrer. E ela vence.
Hoje, 40 anos depois, já perdi o interesse, estou assistindo a das sete da Globo.
Ontem, na novela, um casal de adolescentes fogem dos pais para poderem viver suas próprias vidas. O rapaz diz que falsificou a Carteira de Estudante mudando a data de nascimento.
JAMAIS, um jovem educado em BOA família faria isso. Há permissividades, da mãe ou do pai, ou dos dois que o jovem transfere para situações VANTAJOSAS para si. A velha desculpa: "Todo mundo faz" (normose classificam os estudiosos).
Sei de um pai que ao ouvir a filha mocinha contar vantagem que passou pela roleta do ônibus a fez ir ate o retorno desse ônibus, pará-lo, e entregar o dinheiro para o cobrador. Não foi feito nenhum esbravejamento, explicou-se a ela sobre ROUBO e no caso, que alguém deveria pagar esse valor para o chefe.
Essa filha conta com orgulho essa história.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cada vez mais vou observando que há necessidade de os pais e futuros pais necessitarem de Conhecer, de maneira mais profunda, cientifica e prática, o ser humano para poder criar bem os novos filhotes de ser humano.
É tao simples fazer isso que muito me admiro que pessoas com curso superior nunca tenham lido um livro sequer sobre educação de crianças.
Agora tomei mais conhecimento de Psicologia Social na parte da orientação de pais para colocarem seus filhos a se relacionar socialmente de maneira adequada.
As conseqüências de uma criança não ter se desenvolvido neste aspecto é devastadora e imprevisível no que ela poderá fazer e se tornar.
Pense bem nisto!!!
Voltaremos com este assunto.