quinta-feira, 18 de junho de 2020

Acabei de ler o livro: O sentimento de solidão, escrito por Melanie Klein. 

Melanie Klein era seguidora de Freud e desenvolveu a psicanálise de crianças. Solidão!! A vida toda senti isso, as vezes ia á casa das pessoas para ver se tinha alguma companhia para mim. Na maioria das vezes sentia que não estava sendo bem recebida, eram pessoas educadas e nada falavam. Pior ainda, nada entendiam da minha solidão... Aí a procura continuava. A solidão continuava. Até que fiz análise com psicanalista, e também durante o curso foi tudo se esclarecendo. As pessoas não gostam de estar com outras pessoas que são solitárias, pois geralmente adquirem características defensivas e não são agradáveis, são tristes, querem agradar ou
super agradam e tornam-se desagradáveis. O que nos tornam solitários? Melanie nos fala que o seio bom não foi tão bom, não houve uma interação positiva. Então se chega a seguinte conclusão: as pessoas com as quais o solitário convive são ignorantes de entender o próximo. Outra coisa que observo é que ao se sugerir que alguém procure uma terapia psicológica, pois acham que estão ofendendo, desagradando, deixando de ser politicamente correta, etc. e por mais que a pessoa poderia alcançar uma vida feliz se omitem, deixam-na no sofrimento, "que se dane". São os paradoxos da vida. Assim, muitas vezes, têm uma vida de más escolhas, e com a solidão sempre rondando... e só depois conseguem ter uma vida mais feliz e saudável nas suas escolhas.

A psicanálise com crianças

A psicanálise com crianças.

Os animais nascem com o conhecimento que necessita para viver. Nós seres humanos temos que aprender tudo. as crianças pequenas têm muita dificuldade para entender o mundo e tudo que a cerca. E como não entende ela faz fantasia de tudo e ás vezes sentem medo, insegurança, desconfiança, etc. de maneira exorbitante. Era parte do corpo da mãe e aparecem o pai e outras pessoas, voz forte, muda de colo, não recebe alimento no momento que quer, sente molhada a fralda, e por ai vai. Essas fantasias provocadas pelo desconhecimento as acompanham até os dez anos ou mais, de acordo com suas vivencias. Melanie Klein deu inicio a organizar a psicanalise com crianças e percebeu que as explicações sobre essas fantasias diminuem muito o sofrimento e aconselha que todas as crianças deveriam fazer sessões. Sabemos que não é possível para a grande maioria. Mas o que se pode fazer é os pais receberem instruções para compreender e explicar à seus filhos muitas de suas dúvidas, mais ainda entender as mensagens das crianças. Melanie usa brinquedos, desenhos e cria situações para, naturalmente, a criança se manifestar. Uma dos aspectos mais significativos é a fantasia do ato sexual, e o relacionamento dos pais que presencia. Quando a criança não consegue resolver bem essas fantasias e não chega a um entendimento pode levar a neuroses várias e outras doenças psíquicas. Assim sendo é bom os pais de hoje e futuros terem mais conhecimento sobre tudo que a envolve.