sábado, 29 de janeiro de 2022

CINCO ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS, PROFESSORES E CUIDADORES DE CRIANÇAS

 CINCO ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS, PROFESSORES E CUIDADORES DE CRIANÇAS


Siegel da uma lista de cinco elementos para propor um bom desenvolvimento emocional e cerebral para a criança.


1-Colaboração: relações seguras são estabelecidas em comunicações cooperativas. Os sinais não verbais entre pais e filhos sintonizados.

2- Dialogo receptivo: nas relações seguras compartilham-se as experiências internas, sejam emoções, percepções, pensamentos e crenças, além de ensinar que a subjetividade da criança é um fator importante da vida.

3- Reparação: se a comunicação for interrompida deve ser restaurada, num tempo mais breve possível, para não abalar a base emocional da criança.

4-Narrativa Coerente: - As historias narradas para a criança sobre os acontecimentos da vida fornecem a criança uma sensação de passado, presente e futuro, tanto no mundo interno, como no externo. E as historias familiares ajudam a criar um sentido de identidade familiar compartilhada.

5- Comunicação Emocional: ao compartilhar e ampliar tanto emoções positivas, como alegrias e excitação, são lançados os alicerces de uma atitude positiva. A conexão, existindo nos momentos de emoções negativas, ensina e garante à criança que ela não será abandonada no momento de dor.

Estas experiências são chaves para modelar futuros relacionamentos pessoais (SIEGEL, 1999)
do livro: Os três primeiros anos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário