sábado, 15 de agosto de 2020

A MÃE NA PAZ E DESENVOLVIMENTO DO NOSSO MUNDO!

 A MÃE NA PAZ E DESENVOLVIMENTO DO NOSSO MUNDO!

Estou pensando na mãe. Como recebemos essa função sem muita clareza de que ela é a força motriz desse nosso mundo? Tudo tem o lado bom e o mau e o mais ou menos nessa vida. São enaltecidos os lados bons. E os maus? Bom, os maus são feitos sem nos percebermos do tanto mau que fazemos ao nosso semelhante, filho ou filha. Conheço uma pessoa que para receber o amor da mãe era preciso implorar, chorar, fazer birra e ainda assim, recebia com a má vontade da mãe. Outra pessoa era diferenciado porque veio em hora errada. Outro que os pais tentaram o aborto e mesmo assim veio ao mundo. Outro que era feio. Outro ficava sempre doente. Outro tinha um irmão lindo demais. Outro tinha um irmão caçula e temporão.

Quais eram as reações da mãe, desprezo, critica, ignorar, deixar com os outros, agressão, diminuir as qualidades, falar mal para as pessoas, dizer claramente que a teve por descuido, não foi desejada.
Falei do exagero de reações, agora sobre o dia a dia.
Deixa a criança na creche ou "escolinha", às vezes, pagando uma enorme quantia de dinheiro para essa tal de escolinha.
Faz ameaças. Não ouve a fala da criança. Dá o que a criança quer, sem avaliar as consequências do ato, em excesso, (lembremos que tudo o que é demais não é bom), e para que fique quieta e também porque não sabe lidar com o estresse da criança.

Falemos agora dos resultados no adulto: implora amor, dependente de alguém, fuma, bebe, joga, gasta desmedidamente, agride pessoas, desonestidade, agride com palavras e atos.
Sabemos que, romanticamente, mas verdadeiramente, a educação dos filhos começa no namoro dos pais e é nesse ponto que podemos lançar vista para um mundo melhor de se viver e conviver.

Sigmund Freud, há cento e vinte anos, iniciou o alerta para a sociedade olhar melhor para o papel dos pais na paz do mundo e uma infinidade de autores vem insistindo nesse aspecto.
Qual é o número de homens e mulheres que desejam ter filhos participam de cursos, fazem leituras específicas?

Deixo aqui meu alerta com a sugestão: Cursos de Formação de Pais: em todas as escolas, igrejas, associações, empresas, etc. a partir dos quinze anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário